Quem Somos
O Planeta está vivendo um momento único no seu processo de esgotamento. Nunca o ser Humano prejudicou tanto a Terra. Toxinas são lançadas diariamente em vegetais com o intuito de fazê-las crescer rapidamente, causando uma verdadeira epidemia de doenças antes inexistentes. Rios e mares, onde antes corriam águas límpidas e cristalinas, hoje estão mergulhados em um fosso de podridão e imundície, em um fluxo interminável de odor e morte. O Ar, que originalmente era um elemento suave, puro e agradável, é subjugado a passar o resto de seus dias como uma essência ácida, desagradável, espessa, que só vêm tornando-se motivo de mais doenças. Aquecimento Global, Efeito Estufa, Furacões, Maremotos, Terremotos: A natureza acordando e clamando por seus direitos.
Mas por que uma espécie que depende exclusivamente do Mundo que o cerca protagoniza tamanha destruição? Qual a origem desse comportamento tão irresponsável? A História nos dá a resposta.
É sabido que desde tempos imemoráveis a Terra têm sido cultuada pela Humanidade como a própria Divindade Criadora de tudo. Desde o Paleolítico Superior, passando pelas tendências do Mesolítico, Neolítico, e as Eras subseqüentes, a Natureza e tudo o que há nela se tornou motivo de adoração e reverência. O estudo das Antigas Civilizações mostra a riqueza e a freqüência com que a Natureza é tratada em seus mitos como algo realmente Sagrado. Dessa forma de religião, nasceram a Herbologia (O estudo da importância das ervas e sua relação com o Mundo e o Homem) que influenciou terminantemente no desenvolvimento da atual Medicina, e as demais culturas e artes, como a Agricultura, Pesca e Caça, que durante milhares de anos manteram a Humanidade viva e possibilitaram que ela se desenvolvesse. Em um período da História, porém, o Homem começou a se afastar gradativamente da Natureza. O Centro de culto da Nova Religião, não era mais a Terra, ou a Água, ou Ar, e nada que fizesse parte do Todo. Esse afastamento foi decisivo na criação da Nova Mentalidade, àquela onde o respeito pelo Mundo e por tudo que nele habita é inexistente. Dezenas de séculos depois de tanto afastamento que somente trouxe destruição e falta de respeito com o Todo-Ambiente, pessoas no mundo todo voltam a se reunir em prol daquela que foi o motivo primeiro de culto: a Terra.
Os ambientalistas demonstram a ruptura de uma Sociedade ignorante e subserviente ao Capitalismo. São as provas vivas de que ainda nos preocupamos com o Planeta. Indo um pouco mais além, há também pessoas no mundo todo que buscam resgatar a Antiga Religião, descrita no parágrafo acima. Com o nome de Paganismo (do latim paganus, aquele que vem do campo, camponês), diversas religiões voltam seu culto à Natureza. Uma dessas é a Wicca, que busca reconstruir de forma moderna as antigas manifestações religiosas do passado, como o xamanismo e o totemismo. Dessa forma podemos vislumbrar a real importância do Planeta, criando formas de relacionarmo-nos sem destruí-lo.
O Grupo de Estudos tem como objetivo, unir aqueles que já manifestam um interesse pela a Wicca e sua forma de religiosidade, assim como pela Bruxaria e Paganismo, através de encontros que expandirão e intensificarão seus conhecimentos. Além disso, ao estudar uma religião que possuí uma proposta naturalista, que envolve respeito e reverência pelo Planeta, representado pela divindade grega Gaia, cria-se dentro de cada um o sentimento de preservação, que futuramente irá interferir categoricamente no progresso da Humanidade, claro que de uma forma positiva.
Por isso, nosso grupo é formado por pessoas que, além de compartilharem suas crenças religiosas (na Deusa, no Deus, nas forças naturais, na Magia etc.), compartilham também uma profunda vontade de transformar o Mundo em um local mais agradável e justo para se viver. Um bruxo é mais do que uma pessoa que usa roupas negras e realiza rituais mágicos, como feitiços e poções, é também um indivíduo capaz de perceber que suas ações interferem drasticamente no espaço em que vive, e que por isso, empenha-se o máximo possível em respeitar a natureza e seus processos. Não raramente, encontramos bruxos e wiccanianos dentro de ONGs ambientalistas, de proteção aos animais, realizando coleta seletiva em condomínios residenciais etc. Isso demonstra que não nos preocupamos somente em realizar rituais devocionais simbólicos, mas que honramos nossos deuses refletidos na própria natureza.
Afinal, de nada adianta criarmos lindos rituais, com os mais caros instrumentos e vestimentas, nas datas mais mágicas possíveis, se ao sairmos do círculo mágico não demonstrarmos o mínimo respeito ao ambiente.
Essas são as duas principais características de nosso Grupo:
1. Nos propomos a realizar pesquisas, debates e trocas de informações sobre os mais variados assuntos pertinentes à prática religiosa da Wicca e do ofício da Bruxaria, e sempre que possível praticá-la; Mas também
2. Nos preocupamos com a realidade atual do Planeta, que mostra que devemos mudar atitudes e transformar nossa mentalidade a fim de gerir um Mundo autossustentável.
Procuraremos deixar sempre presentes essas preocupações. Esta é a maneira que encontramos para reverenciar a Grande Mãe e os antigos deuses.
Saiba como serão nossos encontros clicando aqui.
Observação: Não cobramos NENHUMA TAXA para participação. Isso significa que NÃO SERÁ COBRADO nenhum tipo de valor para afiliação. Ser membro de nosso Grupo é uma atitude "financeiramente gratuita".
Bênçãos de Realização,
A Organização.